Criar um Site Grátis Fantástico
Enquete
Qual o tipo de Música você gosta?
Clássica
Rock
Popular Brasileira
Ver Resultados


ONLINE
2


Partilhe esta Página



Total de visitas: 4040
Nosso Projeto
Nosso Projeto

A Escola de Música Bombeiros Mirins Infanto – juvenil do Maranhão, é um instituto social sem fins lucrativos, de caráter  privado que tem por finalidade promover a educação musical para crianças e adolescentes em situação de risco social que estejam matriculadas e devidamente frequentado uma escola pública.

 A nossa escola promoverá com objetivo  buscar o aprimoramento e a formação profissional dos nossos alunos, ensino musical do nível básico ( teoria musical, nível intermediário de música, curso técnico de música e níveis avançados de música, além de cursos de extensão universitária, cursos de graduação e pós graduação em parcerias com universidades credenciadas pelo MEC

 

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA MÚSICA PARA CRIANÇAS:

"A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos", explica Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical, (ABEM) e diretora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Música e Educação Musical da FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes). O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina. "A música fez bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação".

  PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MUSICAL:

 

  • TEORIA MUSICAL
  • ORQUESTRA DE FLAUTA
  • FORMAÇÃO DE BANDA MARCIAL
  • FORMAÇÃO DE BAMNDA MUSICAL
  • FORMAÇÃO DE ORQUESTRA DE CÂMARA
  • FORMAÇÃO DE BANDA SINFÕNICA
  • FORMAÇÃO DE ORQUESTRA FILAMÕNICA

 

 

 

PLANO DE CURSO DE TEORIA MUSICAL

FORMAÇÃO MÚSICO DE BANDA

MÓDULO BÁSICO TEORIA MUSICAL – NÍVEL I

  

CRONOGRAMA DE AULAS

AULA 1 - INTRODUÇÃO

  • PARÂMETROS SONOROS – duração, altura, intensidade e timbre.
  • MÚSICA – melodia, harmonia, ritmo.

AULA 2 - NOTAÇÃO MUSICAL

  • PENTAGRAMA – Noção de escala geral ascendente e descendente.
  • CLAVES – Sol, Fá e Dó, linhas suplementares superiores e inferiores.
  • ATIVIDADE ESCRITA – Identificação

AULA 3 - NOTAÇÃO MUSICAL

  • PENTAGRAMA – Noção de escala geral ascendente e descendente.
  • CLAVES – Sol, Fá e Dó, linhas suplementares superiores e inferiores.

AULA 4 - TOM E SEMITOM

  • DIATÔNICO E CROMÁTICO
  • SINAIS DE ALTERAÇÃO – sustenido, bemol, bequadro, dobrado sustenido, dobrado bemol, alterações fixas e alterações ocorrentes.

AULA 5 - TOM E SEMITOM

  • DIATÔNICO E CROMÁTICO
  • SINAIS DE ALTERAÇÃO – sustenido, bemol, bequadro, dobrado sustenido, dobrado bemol, alterações fixas e alterações ocorrentes.

AULA 6 e 7 – ATIVIDADES DE REVISÃO GERAL – ESCRITA E PRÁTICA (PERCEPÇÃO).

AULA 8 – 1ª AVALIAÇÃO AULA 9 - FIGURAS RÍTMICAS

  • DIVISÃO E SUBDIVISÃO – semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa e suas respectivas pausas.
  • ATIVIDADE ESCRITA - Identificação

AULA 10 - FIGURAS RÍTMICAS

  • DIVISÃO E SUBDIVISÃO – semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa e suas respectivas pausas.

 

AULA 11 - FIGURAS RÍTMICAS

  • DIVISÃO E SUBDIVISÃO – semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa e

suas respectivas pausas.

AULA 12 - FIGURAS RÍTMICAS

  • DIVISÃO E SUBDIVISÃO – semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa e suas respectivas pausas.

AULA 13 - LIGADURA E PONTO DE AUMENTO

  • LIGADURA – Prolongamento ● PONTO DE AUMENTO – Simples e duplo
  • ATIVIDADE ESCRITA - Identificação

AULA 14 - LIGADURA E PONTO DE AUMENTO

  • LIGADURA – Prolongamento ● PONTO DE AUMENTO – Simples e duplo
  • ATIVIDADE ESCRITA E PRÁTICA – Identificação e leitura (PERCEPÇÃO).

AULA 15, 16 – ATIVIDADES DE REVISÃO GERAL - ESCRITA E PRÁTICA (PERCEPÇÃO).

AULA 17 – 2ª AVALIAÇÃO

 

PLANO DE CURSO DE TEORIA MUSICAL 2014.2

Módulo Básico – Nível II –

Carga horária – 1 Semestre (17 aulas)

 

CONTEÚDOS

  • FÓRMULA DE COMPASSO – unidade de tempo e de unidade de compasso.
  • CLASSIFICAÇÃO DOSCOMPASSOS – simples e composto
  • OUTROS COMPASSOS – equivalente, misto, alternado e assimétrico.
  • BARRAS DE COMPASSO - simples, dupla, tracejada e final.
  • SINAIS DE REPETIÇÃO - ritornello, casas, ao S, ao O, coda, da CAPO, do S ao FINE, * .
  • SINAIS DE DINÂMICA BÀSICOS - f, mf, fff e p, mp, pp

CRONOGRAMA DE AULAS

AULA 1 – REECAPITULAÇÃO DA TEORIA I

  • FIGURAS RITMICAS E PAUSA – divisão e subdivisão

AULA 2 - FORMÚLA DE COMPASSO

  • UNIDADE DE TEMPO E UNIDADE DE COMPASSO.
  • ATIVIDADE ESCRITA – Identificação

AULA 3 - FÓRMULA E CLASSIFICAÇÃO DOS COMPASSOS

  • UNIDADE DE TEMPO E DE COMPASSO ● COMPASSOS SIMPLES
  • ATIVIDADE ESCRITA E PRÁTICA – Identificação e leitura (PERCEPÇÃO).

AULA 4 - COMPASSO

  • COMPASSO SIMPLES ● COMPASSO COMPOSTO
  • ATIVIDADE ESCRITA E PRÁTICA – Identificação e leitura (PERCEPÇÃO).

AULA 5 – COMPASSO (OUTROS)

  • COMPASSOS EQUIVALENTES, MISTO, ALTERNADO E ASSIMÉTRICO.
  • ATIVIDADE ESCRITA E PRÁTICA - Identificação e leitura (PERCEPÇÃO).

AULA 6 – ATIVIDADES DE REVISÃO GERAL: ESCRITA E PRÁTICA (PERCEPÇÃO).

AULA 7 – ATIVIDADES DE REVISÃO GERAL: ESCRITA E PRÁTICA (PERCEPÇÃO).

AULA 8 – 1ª AVALIAÇÃO AULA 9 – BARRAS DE COMPASSO

  • SIMPLES, DUPLA, TRAÇEJADA, FINAL.
  • ATIVIDADE ESCRITA - Identificação

AULA 10 - – BARRAS DE COMPASSO

  • SIMPLES, DUPLA, TRAÇEJADA, FINAL.
  • ATIVIDADES ESCRITA E PRÁTICA – Identificação e leitura (PERCEPÇÃO).

AULA 11 – SINAIS DE REPETIÇÃO

  • RITORNELLO, CASAS, AO S, AO O, CODA, DA CAPO, DO S AO FINE, * ,
  • ATIVIDADES ESCRITA E PRÁTICA – Identificação.

AULA 12 – SINAIS DE REPETIÇÃO

  • RITORNELLO, CASAS, AO S, AO O, CODA, DA CAPO, DO S AO FINE, *.
  • ATIVIDADES ESCRITA E PRÁTICA – Identificação e leitura (PERCEPÇÃO).

AULA 13 – SINAIS DE DINÂMICA BÀSICOS

  • FORTE, MOITO FORTE, FORTISSIMO – f, mf, fff.
  • PIANO, MOITO PIANO, PIANISSIMO – p, mp, pp
  • ATIVIDADE ESCRITA - Identificação

AULA 14 - SINAIS DE DINÂMICA BÁSICOS

  • FORTE, MOITO FORTE, FORTISSIMO – f, mf, fff.
  • PIANO, MOLTO PIANO, PIANISSIMO – p, mp, pp
  • ATIVIDADE ESCRITA E PRÁTICA – Identificação e leitura (PERCEPÇÃO).

AULA 15 – ATIVIDADES DE REVISÃO GERAL: ESCRITA E PRÁTICA (PERCEPÇÃO).

AULA 16 – ATIVIDADES DE REVISÃO GERAL: ESCRITA E PRÁTICA (PERCEPÇÃO).

AULA 17 – 2ª AVALIAÇÃO